Category: Musica
A execução pública das suas obras musicais depende do país em que você se encontra e das leis de direitos autorais aplicáveis. Geralmente, você precisa obter uma licença de uma sociedade de gestão coletiva de direitos autorais para permitir que terceiros executem suas obras publicamente, e em troca, você receberá uma compensação financeira. Recomendamos que você entre em contato com uma sociedade de gestão coletiva em seu país para obter mais informações.
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Uma editora musical é responsável por gerenciar os direitos autorais de músicas e pela distribuição e promoção dessas músicas. Ela pode assinar contratos com compositores e artistas para representá-los e negociar acordos de licenciamento com outras empresas para o uso das músicas em filmes, programas de TV e comerciais.

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Uma subeditora é a representante oficial de um editor estrangeiro e representa, também, o autor, caso ele não seja do mesmo país. Em outros termos, ela é uma editora local que conta com um contrato licenciado pela editora estrangeira, ou seja, ela está apta para realizar a devida gestão sobre os direitos autorais e como eles devem ser gerados em território nacional e internacional. Elas acabam sendo uma ponte de extrema importância para a licenciar e autorizar o uso de músicas internacionais em outros tipos de mídias ou reprodução de versões próprias, como releituras, traduções e remixes.

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O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma entidade privada responsável por arrecadar e distribuir os direitos autorais de músicas aos seus respectivos autores e titulares de direitos. O ECAD é administrado por sete associações de música, que representam os artistas e demais titulares filiados a elas: Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.  Isso quer dizer que o ECAD é o escritório que faz o recolhimento financeiro dos clientes que utilizam música e repassa esses valores aos artistas. O trabalho do ECAD é feito em todo o Brasil, aliando tecnologia e transparência, e também é considerado referência mundial. Para garantir que os artistas recebam esses valores, a gestão coletiva (associações de música + ECAD) representa e defende toda a classe artística em assuntos políticos, jurídicos e empresariais. O ECAD também possui equipes especializadas que cuidam, separadamente, de diferentes segmentos e realizam todas as negociações com inúmeros clientes, como rádios, sonorização ambiental, shows, serviços digitais, cinemas, entre diversos outros. O escritório também disponibiliza para consulta ao público as informações detalhadas sobre obras musicais e fonogramas, cadastrados através das associações de música. O banco de dados do ECAD, o Ecadnet, possui tanto repertório nacional quanto estrangeiro. E como o mercado musical segue em constante mudança, o ECAD acompanha o surgimento de novas plataformas e formatos de consumo musical. Além disso, os profissionais do escritório seguem estudando e participam regularmente de eventos que os mantêm sempre atualizados sobre as tendências e novidades da indústria musical.

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A editora musical desempenha um papel fundamental na carreira do compositor, pois é responsável pela publicação, divulgação e comercialização de suas obras musicais. Além disso, a editora pode auxiliar o compositor na busca por oportunidades de gravação, apresentação e licenciamento de suas músicas. Ter uma editora de renome pode aumentar a visibilidade e a reputação do compositor no mercado musical.

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Ter uma editora musical pode trazer diversos benefícios para os compositores, como a possibilidade de ter suas músicas divulgadas e comercializadas de forma mais eficiente, além de contar com o suporte da editora na negociação de direitos autorais e na busca por novas oportunidades de negócios na indústria da música.